Oxibiodegradável

O material oxibiodegradável é obtido a partir de um ativo catalizador que, acrescentado aos processos convencionais de transformação de polietileno ou polipropileno, numa proporção de em média 1% da matéria-prima bruta, possibilita a produção de embalagens com acelerado processo de degradação e de biodegradação.

A ação do produto é simples. Ele começa a trabalhar quando o plástico é descartado, fragilizando, sob condições comuns do ambiente, as ligações entre as moléculas de carbono e hidrogênio que formam o plástico.

Na primeira etapa, que é a degradação, o plástico se decompõe em fragmentos moleculares, facilmente digeríveis por fungos e bactérias.

Na segunda etapa, que é a biodegradação, os fungos e bactérias quebram as cadeias de carbono e hidrogênio. Os átomos livres resultantes dessa quebra se ligam ao oxigênio da atmosfera, formando dióxido de carbono e água, ou seja, aquilo que exalamos na respiração. Assim o material se deteriora sem deixar resíduos nocivos ao meio ambiente.

Enquanto um plástico convencional pode levar até 100 anos para se decompor na natureza, o plástico com o aditivo pode se degradar em questão de meses, numa velocidade que pode ser regulada de acordo com o produto, podendo ser tão curto quanto 60 dias e tão longo quanto 5 a 6 anos.

“o plástico com o aditivo pode se degradar em questão de meses, numa velocidade que pode ser regulada de acordo com o produto... ”

Vários fatores externos como luz ultravioleta, calor, umidade e stress da embalagem, com ações como puxar e torcer estimulam o processo. Portanto, são necessários cuidados especiais na armazenagem da embalagem por longos períodos.

Vantagens dos plásticos oxibiodegradáveis:

- Não precisam de um ambiente biologicamente ativo para se degradar;
- Agridem menos o meio ambiente, pois tem menor tempo de vida útil;
- Tem preço bem próximo ao do plástico convencional;
- É reciclável, não contamina os processos de reciclagem e ainda pode ser obtido de material reciclado;
- Não precisa de coleta separada, como é o caso dos plásticos biodegradáveis e é compatível com compostagem;
- Não deixa resíduos nos alimentos.


©2009 Plasticos Suarez. Todos os direitos reservados. think4